quinta-feira, 9 de setembro de 2010

GESTÃO AMBIENTAL DOS RECURSOS NATURAIS-RESENHA

ALMEIDA, Josimar Ribeiro De. Gerenciamento ambiental. Thex, 2008.

Gestão ambiental dos recursos naturais

As ações articuladas pelos diferentes agentes, previamente acordadas e definidas, em busca de garantir a adequação quanto aos meios de exploração dos recursos ambientais naturais, econômicos e sócio-culturais conceituam gestão ambiental.
A política, o planejamento e o gerenciamento integram este conjunto, onde diante da escassez dos recursos, o governo enfrenta problemas, problemas esses que levam muitos governos ao fracasso, grande parte pela incapacidade de fixar prioridades.
Comunidades, poluidores, especialistas do meio ambiente, ONGS e órgãos governamentais não chegam a um consenso muitas vezes pela inexistência de dados ou imprecisão dos mesmos.
O problema não toma um rumo mais agravante porque se utiliza critérios: ecológicos, sociais e econômicos, para que tais problemas ao menos sejam amenizados, onde para isso requer-se o envolvimento de todos os interessados, pois só os indivíduos afetados podem conhecer e reconhecer os efeitos e os problemas que afetam a sua qualidade de vida. O problema visto em partes/regiões e por quem entende e sente, para se chegar a um todo com produtividade alcançada positivamente.
Os instrumentos utilizados independem do modelo, ou eficiência, desde que o comprometimento e a adesão das comunidades façam parte desta utilização. De nada adianta ter-se instrumentos de aplicação para a Política Ambiental, de Comando e Controle ou de Mercado se os verdadeiros interessados fizerem-se inertes diante de todos os problemas gerados e, ou encontrados, a fim de garantir suas aplicações.
Também de nada adianta esforços para planejamento das políticas e escolha dos instrumentos, se falta recursos financeiros, ou se se tem a fraca capacidade institucional, ou carência de recursos humanos, pois assim se chegará à falta de controle, fiscalização e obediência, muitas vezes pela falta de informação.
É sabido que para se implementar qualquer política ambiental, são necessários três níveis de viabilidade: política, econômico-financeiro e institucional-administrativa, níveis esses que visam objetivar as iniciativas dos órgãos, assim como o controle de participação realista do conhecimento, compreensão e compromisso com transparência , viabilidade econômico-financeira, institucional-administrativa e com responsabilidades clara, parcerias e envolvimentos com sistemas legais, como força poderosa na limitação dos danos ambientais.
Enfim gestão ambiental é o caminho para as organizações que decidiram assumir responsabilidade social e adotar as melhores práticas para tornar mais sustentáveis seus processos produtivos.
As crescentes restrições dos mercados exigentes e as aparentes ameaças da legislação ambiental podem ser fonte de maior competitividade, de inovação, de implementação de novas técnicas de gestão e melhoria de processos, de produtos e serviços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário